Desfile das escolas de samba do Grupo Especial 2024 RJ: datas, ordem e horários
top of page

Desfile das escolas de samba do Grupo Especial 2024 RJ: datas, ordem e horários

Os desfiles das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro serão nos dias 11 e 12 de fevereiro. Confira os horários e a ordem!



O carnaval de 2024 está chegando e já é hora de cariocas e turistas se programarem para curtir na Avenida. Os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro acontecerão nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. 


Quem vai, garante que a experiência é pura emoção. Seja para torcer para a escola favorita ou sentir qual faz bater o coração mais forte durante o desfile. O sambódromo do Rio é o lugar certo para quem quer viver o espírito carnavalesco na capital carioca.


Ordem dos desfiles


A elite do carnaval carioca é formada pelas 12 escolas de samba que fazem parte do Grupo Especial. Essas agremiações desfilam por cerca de 1h15 cada uma, dividida entre dois dias. 


Como tradicionalmente a campeã da Série Ouro que sobe ao Grupo Especial se apresenta primeiro que todas as outras escolas, esse ano é a vez da Porto da Pedra abrir os trabalhos na Marquês de Sapucaí.  


A escola entra na avenida no domingo, 11 de fevereiro, às 22h. Já o encerramento do Carnaval carioca ficará por conta da Viradouro na segunda-feira, 12 de fevereiro, às 4:15.


Domingo, 11 de fevereiro

22h: Porto da Pedra

23h15: Beija-Flor

00h30: Salgueiro

01h45: Grande Rio

03h: Unidos da Tijuca

04h15: Imperatriz


Segunda-feira, 12 de fevereiro

22h: Mocidade

23h15: Portela

00h30: Vila Isabel

01:45 Mangueira

03h: Paraíso do Tuiuti

04h15: Viradouro


Enredo das escolas de samba


Porto da Pedra

De volta ao Grupo Especial, o Tigre de São Gonçalo vai apresentar um desfile sobre o “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, um almanaque que remete à era medieval, no século 14.


Beija-Flor

Neste ano, a escola de Nilópolis desfila com “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. O enredo homenageia a capital alagoana por meio do personagem Rás Gonguila, filho de escravizados que acreditava ser descendente da realeza etíope.


Salgueiro

A Bateria Furiosa promete animar o público da Sapucaí com o enredo “Hutukara”, do carnavalesco Edson Pereira. Na língua yanomami, a palavra significa “o céu original a partir do qual se formou a terra”.


Grande Rio

Com o enredo "Nosso destino é ser onça", os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora trarão uma reflexão sobre a simbologia do animal no cenário cultural brasileiro.


Unidos da Tijuca

O fado vai embalar a avenida com o enredo de Alexandre Louzada. A agremiação levará para a Marquês de Sapucaí a história de Portugal por meio de lendas e contos portugueses em “O conto de fados”.


Imperatriz Leopoldinense

A atual campeã do carnaval carioca defende o bicampeonato com o enredo "Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda". Com autoria de Leandro Vieira, o tema é inspirado na obra escrita há mais de 100 anos por Leandro Gomes de Barros.


Mocidade Independente de Padre Miguel

A verde e branca entra na avenida para falar sobre a fruta do cajueiro e suas curiosidades com o enredo "Pede caju que dou... Pé de caju que dá!". O samba, escrito por Marcelo Adnet e Paulinho Mocidade, viralizou antes mesmo do carnaval. 


Portela

Baseado no romance da escritora Ana Maria Gonçalves, o enredo “Um defeito de cor” refaz os caminhos imaginados da história da mãe Preta Luíza Mahim.


Vila Isabel

Em 2024, a escola de Noel vai reeditar o enredo "Gbala: Viagem ao Templo da Criação", de 1993, com o objetivo de ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor.


Mangueira

Com o enredo "A negra voz do amanhã", a verde e rosa vai homenagear Alcione. O desfile ainda promete fazer referências ao Maranhão, terra natal da cantora.


Paraíso do Tuiuti

A escola de São Cristóvão vai homenagear a vida e história do marinheiro brasileiro João Cândido, que se empenhou na luta contra os maus-tratos e a má alimentação com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”.


Viradouro

A Viradouro vai desfilar com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que vai abordar a energia do culto ao vodum serpente.


Apuração


Depois da alegria de desfilar na Marquês de Sapucaí, as escolas de samba do Grupo Especial vivem a apreensão de esperar o resultado do que foi feito na avenida. 


Neste ano, a apuração acontece na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro. As agremiações e foliões cariocas poderão saber quem é o campeão do carnaval de 2024 no mesmo dia.




8 visualizações0 comentário
bottom of page